Páginas

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Margaret Thatcher morre aos 87 anos


Morreu nesta segunda-feira (8) aos 87 anos Margaret Thatcher, primeira mulher a se tornar primeira-ministra britânica, cargo no qual ficou por três mandatos consecutivos, entre 1979 e 1990.
Ela foi uma das figuras dominantes na política inglesa no século XX e a sua política, que ficou conhecida como “thatcherismo”, influencia políticos até hoje.
O porta-voz da família de Thatcher informou ela morreu em consequência de um acidente vascular cerebral.
“É com grande tristeza que Mark e Carol Thatcher anunciam que sua mãe, a baronesa Thatcher, morreu em paz depois de um derrame, esta manhã,” disse o Lorde Tim Bell, o porta-voz.
Repercussão
Após sua morte, o atual premiê britânico, David Cameron, disse que o Reino Unido “perdeu uma grande líder, uma grande primeira-ministra e uma grande britânica”.
O premiê anunciou que voltará para o Reino Unido, interrompendo uma visita a países europeus. Ele estava em Madri, capital da Espanha, quando soube da morte.
A Rainha Elizabeth II também lamentou a morte de Thatcher. “A rainha recebeu com grande tristeza a notícia da morte da baronesa Thatcher”, comunicou o palácio de Buckingham.
Leia mais repercussões sobre a morte da Dama de Ferro.
Doença
Thatcher havia sido internada pela última vez em dezembro de 2012, quando passou por uma cirurgia na bexiga.
Ela não falava em público desde 2002, quando os médicos desaconselharam a presença diante de audiências após uma série de pequenos derrames que deixaram como sequela confusões ocasionais e perdas de memória.
A filha Carol escreveu em suas memórias, publicadas em 2008, que, nos piores momentos, Thatcher tinha dificuldades para terminar as frases e esquecia que o marido, Denis, havia morrido em 2003.
Cerimônia fúnebre e cremação
O governo britânico anunciou que Thatcher terá um “funeral cerimonial”, mas não um “funeral de Estado”.
Ele será realizado na Catedral de Saint Paul, em Londres.
Não foi definida uma data, e mais detalhes serão divulgados nos próximos dias.
“Uma ampla e diversa variedade de pessoas com grupos e ligações com Lady Thatcher vai ser convidada”, disse o escritório do premiê.
“O serviço vai ser seguido por uma cremação privada. Todos os preparativos estão sendo tomados em linha com os desejos da família”, diz o texto de Downing Street.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário